quarta-feira, 27 de junho de 2007

"Comunismo chic" em Berlim

Um recém-inaugurado albergue de Berlim oferece aos viajantes uma “experiência comunista”. A idéia é a seguinte: o fulano se hospeda lá e experimenta, todo pimpão, como era a vida antes da queda do muro de Berlim. A arquitetura, a decoração, os souvenirs da época da Alemanha Oriental, a música que sai da vitrola, tudo foi pensado para fazer o hóspede se sentir em pleno regime de Erich Honecker. Acho que os suplementos de turismo deveriam ver isso de perto. Existe mesmo na Alemanha uma nostalgia pelos tempos perdidos atrás do muro, pré-1989. O filme "Adeus, Lênin" (2003) trouxe aquela época ao imaginário dos alemães mais jovens. Este ano, "A Vida dos Outros" (que mostra como a polícia secreta da Alemanha Oriental trabalhava) ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Só falta relançarem o Trabant. A reportagem sobre o albergue está na Der Spiegel.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma pauta sobre hot�is tem�ticos ao redor do mundo seria bem interessante tamb�m. Na Dinamarca existe o Hotel Fox (http://www.hotelfox.dk). Cada quarto tem uma decora�o espec�fica feita por artistas pl�sticos de todo o mundo, com inspira�es que v�o do vodu ao automobilismo. O grafiteiro paulistano Speto fez o quarto 108.

Unknown disse...

Minha avó não acharia a menor graça. ;-)

Anônimo disse...

Acredito que o sonho comunista se foi junto á ideologia de uma geração, mas conheço pessoas que adorariam passar alguns dias sobre o sonho ideologico de duas alemanhas.
Aqueles que puderem ir acredito que seria não só uma excelente pauta mas uma grande oportunidade de vivênciar um tempo em que se sonhava com um outro mudo.