
sexta-feira, 31 de agosto de 2007
O mundo do "espresso"

Uma vida clicando ícones do jazz

A arte de cortar

Dicionário matador
Ao procurar um dicionário inglês-inglês na internet, dei de cara com o Ninjawords (que eles dizem, claro, que é "fast like a Ninja"). Faça o teste. Muito útil na hora do fechamento.
Mitos sobre o câncer
Uma pesquisa feita pela American Cancer Society descobriu que há cinco grandes idéias erradas sobre a doença. A revista Time publicou uma pequena matéria sobre o assunto. Boa pauta de serviço.
Tapete nostálgico
Remando em águas cristalinas
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
O reino e o poder no "Estadão"

"No 1o de outubro de 2000, Fernão e eu fomos apresentados à redação numa reunião com os editores. O período Pimenta, com seu desfecho brutal, tinha sido um trauma. Eu vinha da Agência Estado e, nos últimos dez anos, as duas redações não dividiam as mesmas mesas de churrasco. A partilha da empresa em sesmarias de acionistas, com visões e interesses diferentes, tinha erguido muros virtuais e aberto feridas. Dos seis grupos acionários que dividiam o controle da empresa, três eram considerados de ‘jornalistas’ – o do doutor Ruy e seus filhos, o do casal de filhos de Julio Mesquita Neto e o da maior herdeira individual, a filha de Luiz Carlos Mesquita, o Carlão. Os outros três eram grupos de ‘empresários’, ou ‘administradores’. Cada um deles tinha seus subgrupos, alas e facções, que combatiam as suas próprias guerras do Paraguai."
"O doutor Ruy vê com impotente resignação as mudanças da indústria jornalística, a evolução dos novos meios eletrônicos, a perda progressiva de influência dos jornais de papel, a profissionalização das empresas, antes controladas por famílias, cada vez mais transformadas em apêndices de conglomerados financeiros. Ele gostava de chamar o jornal de "indústria do desperdício", porque exige investimentos altíssimos, em recursos materiais e humanos, para produzir dez vezes mais conteúdo do que seria capaz de publicar. A produção abundante cria opções e, com alternativas, é mais fácil optar pela qualidade, ele defende, para desespero dos gestores, para quem abundância é custo. Sempre lutou, nas trincheiras a seu alcance, contra cortes indiscriminados nas redações, porque aos poucos eles minam a qualidade do jornal. Mas, como a divisão clássica da família entre jornalistas e gestores não lhe deixava espaço, nem paciência, nem habilidade para prestar muita atenção em questões de custos e de administração, as reduções cíclicas acabaram acontecendo sem que ele lhes dedicasse mais que algumas horas de aborrecimento e azedume."
Myspace da moda
Uma boa pauta para quem cobre o mundo da moda: esta semana foi lançado o Myspace Fashion. Bom, eu não conhecia (só soube hoje). Li aqui sobre o assunto. "Todd Dufour, the director of strategic marketing at MySpace, said the site is intended to reflect both the international scope of modern fashion and the MySpace community." (Atualização: o pessoal do Myspace tirou o link do ar. Vai ver que acharam alguns bugs...Vou esperar pra ver).
Férias do barulho

O crime não compensa, certo?
Uma diversão boa para os portais lincarem: 5 vídeos mostram criminosos que, humm, deveriam trocar de profissão. Dá uma olhada aqui. (O primeiro e o segundo são meus favoritos; e o último não pode ser sério).
No mundo de "Playboy"

Hora da cerveja

Ok, não são muito bonitos
A revista Business Week colocou em seu site uma galeria de fotos mostrando os carros mais feios do mundo em todos os tempos. Não concordei com todas as escolhas, mas é um assunto divertido e polêmico. Chevette? Pode ser. Mas o Yugo eu sempre achei mais simpático que o Uno (pena que nunca foi lançado por estas bandas). Dá uma olhada. Os sites de automóveis poderiam fazer uma enquete. Fica a sugestão.
10 brinquedinhos tecnológicos para ricos
O pessoal do Scifi.com fez uma lista de presentes para quem está despreocupado com o saldo bancário. Veja aqui.
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
Blogues corporativos
Steve Rubel, vice presidente da Edelman, empresa de relações públicas, dá algumas dicas sobre "como blogar para a sua empresa sem deixar vazar segredos, ser demitido ou colocar seus leitores para dormir". Ele pode ser uma boa fonte para uma matéria sobre o assunto.
A infidelidade mundo afora

Marcadores:
Comportamento,
Livros,
sociedade
Um passo pra cá, dois pra lá...

A viagem de um e-mail
O pessoal que trabalha no Google quis fazer um vídeo colaborativo brincando com a idéia de um e-mail viajando pelo mundo até chegar na caixa-postal do destinatário. Mais de mil pessoas, de 65 países, participaram. O resultado está aqui.
Espaço mínimo

"A TV está morrendo"

Passeio virtual
Para o turismo, uma notinha: este site mostra as tais sete novas maravilhas do mundo em panoramas de 360°. Gostei.
Datilografia básica
Para nós, que gostamos de máquinas de escrever, The Classic Typewriter Page. Tem vários links bacanas lá.
terça-feira, 28 de agosto de 2007
O novo design do Orkut

TV na web (com propaganda)
Programas de TV na web, voltados para nichos de mercado, estão atraindo os anunciantes. O Wall Street Journal de hoje conta a história. Boa pauta.
Coltrane, o livro

Curativo de tatuagem
"Washington Post" desiste de sua rádio
Dezessete meses depois de ser criada, a rádio do jornal Washington Post sai do ar. Não deu certo. Leia aqui.
O mundo da prótese animal

Sete horas e meia com B.B.

Os mitos do terceiro mundo
Interessante o jeito que Hans Rosling, professor e pesquisador, montou uma apresentação que derruba alguns mitos do terceiro mundo e dos países em desenvolvimento. Vale a pena assistir (até porque o assunto é ótimo). O software usado por ele derruba qualquer apresentação em Powerpoint. Rosling daria uma boa entrevista para algum periódico brasileiro, acho. Veja o vídeo.
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
Crocs para vestir
A empresa Crocs Inc., que fabrica os tais calçados feios e (dizem) confortáveis, anunciou hoje que vai lançar uma linha de roupas em outubro. Será que os estilistas capricharão mais no design?
Gastronomia na "New Yorker"

Jornais na web: o que não deu certo

Em grande estilo
O suplemento de turismo do Times de Londres fez uma matéria sobre os quartos de hotéis mais caros do mundo. Vale olhar. Tem links para todos os mencionados.
Hora de filosofar
The Philosophy Research Base pode ser uma ferramenta boa para alguns jornalistas. Tem muitos links interessantes por lá. É um bom guia. Aproveito o gancho para relembrar a Copa do Mundo de Filosofia do Monty Python.
A moda e as revistas
"Como uma revista vende uma imagem de moda" é o tema da aula que Maria Prata (editora de moda da Vogue) dará hoje, às 19h, na Escola São Paulo. Vai lá. Ah, ela tem um blog bacana.
domingo, 26 de agosto de 2007
Em busca do cafofo do Osama

De olho no histórico de sites
Há muito tempo li uma matéria sobre isso, mas o assunto apareceu de novo. Achei este relato em primeira pessoa. Pode servir de pauta para alguma publicação feminina. Leia o artigo "Discovering Porn (On Your Boyfriend’s Computer)" e veja o que acha.
Estudantes confiam nos livros

Uma idéia bem francesa
Os Shoppenboys são caras normais (aparentemente) que aceitaram o chamado da grife francesa Celio, e, sem ganhar nada, circulam pela loja de cueca samba-canção. A idéia é que a moça que for comprar roupa para o namorado tenha um modelo vivo para experimentar suas escolhas. Legal. A matéria sobre isso está aqui. Conta que mil homens se candidataram às vagas, imagine. A Celio também fez um site para os modelos (já que eles não vão faturar dinheiro, pelo menos vão ficar quase famosos).
Minha vida é uma lista

Geração 90, câmbio.

sábado, 25 de agosto de 2007
Quanto vale a cena?

Marcadores:
Comportamento,
internet,
negócios
Casas de mais de 100 milhões de dólares
A casa mais cara da história do mercado imobiliário americano foi vendida por US$ 103 milhões. Agora, cinco imóveis estão tentando bater esse recorde. Um deles já pertenceu a William Randolph Hearst, magnata da imprensa norte-americana (e foi usada como cenário em "O Poderoso Chefão"). Leia matéria no Wall Street Journal.
sexta-feira, 24 de agosto de 2007
"You drive me wild"
Jornalistas blogueiros e a mídia impressa

As musas do salto com vara

PS: No salto em altura, a nova musa do pedaço é croata Blanka Vlasic.
A crise de fé de Madre Teresa
O livro que traz a correspondência de Madre Teresa é uma pauta obrigatória, não tem jeito. Aqui, matéria da Time.
Smells Like Teen Spirit
Já li sobre isso, mas como gosto do Nirvana vou postar sem culpa: o bebê fotografado para a capa de Nevermind fala sobre a experiência. Outras crianças que foram capas de discos também aparecem na matéria.
quinta-feira, 23 de agosto de 2007
Mentiras pela internet

Para ouvir Led Zeppelin, claro

O mundo da TV japonesa
Para quem escreve sobre televisão: os programas de TV japoneses são bem malucos e este blog trata do assunto com bom humor, mostrando uma série de trechos da programação de lá, alguns bem divertidos. Coloque nos favoritos. E eu me pergunto quem mais poderia inventar uma espécie de "game show" em que umas cabeças desenhadas em balões de gás mandam garotas desempenhar tarefas - sendo que uma dessas tarefas é ficar de biquíni, claro. Veja o vídeo.
As capas de "Pé na Estrada"

Um carinha exibidão
Aparentemente pê da vida, homem recebe em sua porta uma repórter de TV e arruma um jeito pouco usual para mostrar que não quer dar entrevista. Assista.
Um anticurso de jornalismo

quarta-feira, 22 de agosto de 2007
Paris, hoje?

Mais uma dose, por favor
Conheça o Pocket Shot. A embalagem é parecida com a daqueles produtos para habituês de academias. O conteúdo é que é bem diferente: gin, rum, vodca, uísque ou tequila. Perfeito para momentos de leve desespero.
Uma ótima pergunta

Sobre os conceitos de amor

Uma conversa com Robert Fisk

Notícias do Iraque

Um guia para ter cultura

Conversa de balcão
Ouvi na padaria: "Sabe o Oscar Maroni? Ele tem vídeos de vários políticos frequentando o Bahamas. A liberdade dele está sendo muito negociada." (Gole de café) "Ah, e se ele se candidatar a prefeito eu voto nele, com certeza". Nasce um candidato no vácuo do Enéas. É o Brasil.
terça-feira, 21 de agosto de 2007
Acidente de trabalho jornalístico
Não falo russo, mas pelo que pude entender, um repórter estava fazendo uma matéria sobre ambulâncias (ou sobre motoristas de ambulâncias) e resolveu dar uma volta numa delas. Não é que o veículo sofreu um acidente? Veja o vídeo.
Para uma vidinha mais saudável
Uma daquelas matérias simples e que dão muita leitura: "8 alimentos que você deve comer todos os dias". Saiu na Bestlife. Leia aqui.
40 razões para não ter filhos

Zapeando pelo mundo
Achei este site aqui, o BeelineTV. Muito bacana. Tem links para vários canais de TV do mundo. (Recomendado para quem usa uma banda beeem larga).
Os jornalistas do futuro

A arte da entrevista
Sugestões de leitura: muito boa a entrevista que o jornalista Armando Antenore fez com João Moreira Salles, cineasta e publisher da Piauí, que está na Bravo! de agosto. O gancho é a estréia do documentário "Santiago", prometida para a próxima sexta-feira. Perguntas ótimas, respostas ótimas; está tudo lá. Dá uma olhada. Na mesma edição, outra matéria do Armando que vale a pena: o perfil de Marisa Orth. Repare na maneira como ele constrói o texto.
Mundo animal
Para a seção de curiosidades: 25 animais estranhos (e também alguns "monstros" do fundo do mar"). Ok.
USP lança TV na internet
A idéia da IPTV USP é divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas em todos os campi da universidade. "A grade de programação terá cinco canais segmentados nas áreas de saúde, ciências, tecnologia, humanidades e arte e cultura, além de um canal principal, e estréia com o conteúdo audiovisual disponível no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP", informa o site da Agência Fapesp. Boa pauta.
O mundo é rosa

segunda-feira, 20 de agosto de 2007
50 campeões da inovação

Marcadores:
Educação,
internet,
negócios,
Tecnologia
As escolhas dos homens e das mulheres
Ótima esta matéria da Economist ("Blatant benevolence and conspicuous consumption"). Valeria traduzir e publicar por aqui. Deixo aqui o lead: 'Geoffrey Miller is a man with a theory that, if true, will change the way people think about themselves. His idea is that the human brain is the anthropoid equivalent of the peacock's tail. In other words, it is an organ designed to attract the opposite sex. Of course, brains have many other functions, and the human brain shares those with the brains of other animals. But Dr Miller, who works at the University of New Mexico, thinks that mental processes which are uniquely human, such as language and the ability to make complicated artefacts, evolved originally for sexual display". Sugestão do Pedro Zemel, de São Paulo.
Uma ilha só sua

Antonioni e Sarkozy na "New Yorker"

O fim dos latidos matinais

E aí, vai confiar?
Eu ia escrever um post sobre isso, mas o New York Times fez o trabalho por mim: "Seeing Corporate Fingerprints in Wikipedia Edits" é uma matéria sobre um site que rastreia a fonte de origem das mudanças feitas na Wikipedia. Revela que muitas empresas - e até governos - entram lá para melhorar a imagem deles nos verbetes. Todo mundo já desconfiava, mas agora isso foi provado.
domingo, 19 de agosto de 2007
Estilo argentino
Ó, gente: é assim que o povo protesta contra políticos na Argentina (e é assim que o político, um ex-integrante do governo Kirchner, se defende). Veja o vídeo. Bom para os portais lincarem.
Em busca de mais parentes

"Mete dinheiro na bolsa"
A revista Forbes traz um especial sobre as "Best Business Schools" dos Estados Unidos, desta vez com foco nos cursos que têm duração de um ano. Vale anotar.
"Leituras de Guerra"
A Folha de S.Paulo publicou hoje uma entrevista muito bacana com o diretor da Biblioteca Nacional do Iraque, em Bagdá. Vale a pena ler. Está aqui (mas só para assinantes da Folha ou do UOL). Eu tinha dado a dica neste post, há quase um mês. (Atualização: Ricardo Moreno colocou aqui um link aberto em pdf da entrevista)
"Me trataram como seu eu fosse a Geni"

"Sua experiência brasileira se divide em duas fases: antes e depois da matéria polêmica?
Sim e não. Na verdade, minha chegada ao Brasil em 1998 coincidiu com o início do boom da internet. Correspondentes que no passado escreveram sobre o País não foram lidos por brasileiros porque não havia internet. A repercussão que suas matérias suscitavam vinha de segunda ou terceira mão. A partir de 1999, 2000, os brasileiros começaram a ler nos computadores o que se publica sobre o País fora daqui. E, vejam bem, não escrevi esse tempo todo para brasileiros, mas para o público americano, com uma linguagem adequada ao entendimento de lá. Vocês tinham todo o direito e liberdade para acompanhar o que eu estava produzindo, mas talvez não devessem perder de vista que não eram meu público-alvo. Então, os leitores brasileiros passaram a se incomodar com coisas tolas, inofensivas, como quando comparei Caetano Veloso a Bob Marley. Ou quando escrevi que Niterói é para o Rio de Janeiro o que Oakland é para San Francisco. Fiz isso para os americanos entenderem. Com o tempo percebi que as reações eram parte do jogo. E tratei de aceitá-las."
Um, dois, três...
Uma matéria da revista Play, que acompanha a edição de hoje do New York Times, diz que exercício físico faz bem pro cérebro. Boa pauta. Na mesma edição tem também uma matéria sobre Adriano Moraes, o peão brasileiro de maior sucesso internacional, três vezes campeão do mundo.
Circular: "O país real, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco. A sátira de Swift nas suas engenhosas viagens, cabe-nos perfeitamente. No que respeita à política nada temos a invejar ao reino de Lilliput." (Machado de Assis, "Comentários da Semana", 29/12/1861)
sábado, 18 de agosto de 2007
Em busca do "hot spot" turístico

Cartuns animados na "The New Yorker"
Passatempo bom para o plantão de sábado: a New Yorker agora tem cartuns animados. Ainda gosto mais dos tradicionais, mas tudo bem.
Só no sapatinho
Não sei se é um projeto de arte ou de moda, mas gostei do "The Shoe Project". Fotos de rostos de pessoas e dos calçados que elas usam. Legal.
O espírito do tempo
Zeitgeist - The Movie. "Thank you for your interest in Zeitgeist. Zeitgeist was created as a not for profit expression to inspire people to start looking at the world from a more critical perspective and to understand that very often things are not what the population at large think they are." Sugestão da Teresa Wollny, de Madri.
sexta-feira, 17 de agosto de 2007
"Nossos comerciais, por favor"

"São Paulo, terra de contrastes"
O documentário "Manda Bala" estréia hoje nos Estados Unidos. Leia a crítica de Stephen Holden, "Something Is Very Rotten in the City of São Paulo". Algum crítico brasileiro já viu?
"Piauí, terra de contrastes"

PS: Um detalhe que só interessa aos jornalistas: todos os textos acima foram publicados na seção "Esquina". Na versão impressa eles sempre saem sem assinatura. Na versão online, os editores colocam o crédito. Vai entender.
Assinar:
Postagens (Atom)