
terça-feira, 31 de julho de 2007
237 razões para o sexo

Gisele e Mario Testino: os bastidores
Uma pausa para assistir ao vídeo feito durante a sessão de fotos de Gisele Bündchen com o fotógrafo Mario Testino para a capa de setembro da Vanity Fair. Peguei agorinha lá no site da revista. Os portais poderiam lincar, claro.
Beber não é mesmo uma boa idéia
Turista argentino bebe demais, tira a roupa, escala a fachada da Catedral de La Paz (Bolívia), cai e morre. Veja vídeo (é o link mais acessado do El País). Sugestão para as Homes dos portais.
Julgando (e servindo) pratos

Viagem fantástica
Gostei deste site que simula uma viagem virtual ao microcosmo e ao nanocosmo. Construído em flash, ganhou um prêmio de design (os alemães são mesmo bons nisso). Útil como fonte (traz vários links bons sobre nanotecnologia), passatempo ou aula de ciência. Entre, clique na mala de viagem e mande brasa - abaixe o som se precisar. De cara, sugiro a "Ego-Trip Route". Uma espécie de "viagem para dentro de si mesmo" sem a ajuda de Freud, claro.
"A nova fotografia erótica"

segunda-feira, 30 de julho de 2007
Um clássico do design

Trabalho voluntário nas férias

O negócio das biografias

A arte de editar
Sugestão de leitura para jornalistas: o texto "Let us now praise editors: They may be invisible and their art unsung. But in the age of blogging, editors are needed more than ever". Saiu na Salon.
Desconstruindo a publicidade

Receitas em várias línguas
Sabe o que é thyme, parsley e scalion? O site Myfoodtranslator é uma boa ferramenta para quem, como eu, tem dificuldades quando encontra pela frente uma matéria de gastronomia em outra língua. A dica está no Estadão.
domingo, 29 de julho de 2007
Cartas da juventude
Muito bom o furo de reportagem do repórter Mark Leibovich, que encontrou uma série de correspondências antigas de Hillary Clinton com um colega de escola, todas cheias de passagens reveladoras. Taí uma idéia legal para se fazer com os políticos brasileiros (embora duvide um pouco que o hábito de escrever cartas fosse popular entre eles. Vamos esperar).
A etiqueta dos emoticons ;-)
Adultos devem usar emoticons? Em que circunstâncias? No trabalho ele são aceitos? O New York Times de hoje fez matéria sobre o assunto. Boa pauta.
Marcadores:
Comportamento,
internet,
negócios
O jornalismo no século 21

"Journalism was being whittled away by a Wall Street theory that profits can be maximized by minimizing the product. Papers everywhere felt relentless demands for improved stock performance. The resulting policy of slash-and-burn cost-cutting has left the landscape littered with frail, failing, or gravely wounded newspapers which are increasingly useless to any reader who cares about what is happening in the world, the country, and the local community. Cost-cutting has reduced the number of correspondents stationed abroad, shriveled or closed news bureaus in Washington, and crippled local reporting staffs which once kept an eye on governors, mayors, state legislatures, small-town rascals, crooks, and jury suborners. It has also shrunk the size of the typical newspaper page, cutting the cost of newsprint by cutting news content."
Uma pechincha em Búzios
Na seção "House of the Week" o The Wall Street Journal destaca uma casa em Búzios que está à venda por 2 milhões de dólares. Vale tudo isso? Veja aqui.
Decoração para carros

Darth Vader encontra Buster Keaton
Uma pequena diversão para o domingo: a versão de Guerra nas Estrelas feita para o cinema mudo. Tem pouco mais de um minuto. Muito bem feita, achei.
O retorno do DeLorean

Por dentro de um matadouro
O documentário “Slaughterhouse: The Task of Blood”, exibido pela BBC2, mostra como funciona um matadouro. Não recomendo para quem tem estômago fraco. Depois de assistir ao filme do diretor Brian Hill muita gente vai aderir à culinária vegetariana, com certeza. Não foi o chanceler alemão Bismarck que disse que quem gosta de salsichas e de leis não deve querer saber como são feitas? Taí. Alguém deveria fazer uma matéria mostrando as condições em que os animais são abatidos no Brasil.
sábado, 28 de julho de 2007
Robôs cada vez mais humanos

"O novo novo jornalismo"

Os clubes para garotas no Japão

sexta-feira, 27 de julho de 2007
Imagens estranhas do Google Earth

Boa sacada do pessoal da PC World: eles colocaram no site uma galeria com várias imagens bizarras encontradas por meio do Google Earth, como a desse coelho gigante deitado sobre a vegetação. Eu não sabia, mas existe uma comunidade de usuários da ferramenta que se dedica a procurar coisas como essa. Daria uma matéria divertida.
Campeonato de Textos Curtinhos

Se a moda pega...

Jornalismo no teatro
Autor de reportagem da New Yorker sobre o Iraque, George Packer adaptou o texto publicado na revista para o teatro. A estréia da peça está programada para o começo do ano que vem. Leia aqui.
Cartografia colaborativa

Os EUA e a Amazônia
"In the Amazon: Conservation or Colonialism?" é o título da reportagem de Larry Rohter publicada hoje pelo The New York Times. Entre outras coisas, fala da teoria da conspiração que envolve a presença estrangeira na Amazônia.
Um mundo de desastres
O International Disaster Database é uma ferramenta útil para jornalistas. Fornece informações sobre desastres, naturais ou não, que aconteceram em cada país do mundo. Dá para procurar por tipo de desastre, também.
Crimes no museu

Os 50 anos da corrida espacial
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Vôos nostálgicos
Empresário alemão cria companhia aérea para fumantes. O nome? Smoker's International Airways (ou Smintair). Boa pauta.
Os chefs vão ao cinema

Beleza plástica

O melhor jogo da sua vida
Uma idéia boa no site da Sports Illustrated: a revista pediu para que editores e colunistas escrevessem sobre o melhor jogo que eles já viram. Tudo bem que eles têm vários esportes chatos, mas coloco aqui pelo interesse jornalístico. Alguns textos são bem bons. Seria legal ver um time de jornalistas esportivos brasileiros fazer o mesmo.
quarta-feira, 25 de julho de 2007
Os 50 robôs mais legais do cinema

O retorno de Confúcio à China

Marcadores:
Comportamento,
cultura,
internacional
Cresce o número de motoqueiras

O Rádio 1.0 na Web 2.0

As entrevistas da BBC

Não entre no vermelho
O stress causado por problemas financeiros pode levar uma pessoa a ter problemas físicos e mentais, dizem os especialistas no assunto. Parece um pouco óbvio, mas o tema interessa a muita gente. Leia aqui.
terça-feira, 24 de julho de 2007
O "videomaker" e a internet
Muito boa a tese desta matéria publicada hoje no Village Voice: "Is YouTube bad for experimental video art?".
A economia do pop

Medo de avião
Uma matéria publicada no New York Times de hoje sobre "aviophobia" (medo de voar de avião) e terapias usadas no tratamento do problema pode inspirar outras pautas sobre o tema. Vale dar uma olhada.
O verdadeiro "deadline"

Hospitais de luxo. Para gatos e cachorros.

Sacola raio-x

Deixem as crianças em paz

Uma história das camisetas de banda

O homem do buraco
Fiona Watson, da Survival International, foi convidada pela Funai para ir até Rondônia checar se o "homem do buraco", como é conhecido um índio que vive solitário na região, estava vivo. Achou o lugar em que ele mora mas não conseguiu vê-lo. O documentarista e indianista brasileiro Vincent Carelli, coordenador do interessante projeto Vídeo nas Aldeias, conseguiu filmá-lo em 1998. A história foi parar no blog da New Cientist.
segunda-feira, 23 de julho de 2007
Uma Barbie 2.0 para as garotas

A biblioteca de Bagdá

A tecnologia do orgasmo
Um documentário sobre a história dos vibradores. Boa pauta. O San Francisco Chronicle fez matéria.
O anonimato na internet

Polêmica em Israel

"Fatal Femmes Fighting"

Fotografia e arte

Bolsa de mulher

domingo, 22 de julho de 2007
"A Pior Companhia Aérea do Mundo"
O departamento de relações públicas da TAM ficará ainda mais atordoado ao ler o artigo de Elizabeth Spiers publicado na edição de hoje do Washington Post, relatando uma experiência péssima que ela teve ao viajar com a companhia. O título (reproduzido aí em cima, entre aspas) já dá pistas sobre o tom do texto. Leia aqui.
Siga os mentores dos seus mentores

O debate nos EUA sobre o Iraque

O melhor remédio

Eu queria ser uma mosca
Engenheiros de Harvard criaram uma mosca robô que poderá ser usada como espiã. Ok.
Assunto proibido?

sábado, 21 de julho de 2007
Oásis no aeroporto

Depois do carro, o jeans para o tiozão

sexta-feira, 20 de julho de 2007
Amor no Irã
Após passar 11 anos na cadeia por ter vivido uma relação adúltera, iraniano é apedrejado até a morte. Sua parceira, que também passou 11 anos presa, deve ser a próxima. A Anistia Internacional está tentando salvá-la. Tem uma boa história aí.
Uma história da lingerie

Tattoos para nerds

Rende uma boa nota em qualquer mídia: tatuagens para nerds, geeks e hackers, vendidas no site Archie McPhee. Uma cartela com 16 sai por US$ 7,95. Sem medo, são "tranfers". E "Caffeine" parece realmente uma boa idéia para o meu braço a esta hora da manhã. Via popgadget.
Marcadores:
Comportamento,
internet,
tatuagem
No mundo dos críticos
Um ferramenta interessante para jornalistas e consumidores de cultura: o site Metacritic reúne críticas de cinema, música, TV, etc. Boa fonte para pesquisas.
A homogeneização industrial do chocolate

Assinar:
Postagens (Atom)