quarta-feira, 4 de julho de 2007

Um (extraordinário) violinista no metrô

O repórter Gene Weingarten, do The Washington Post, fez uma das melhores matérias que eu tive a oportunidade de ler em 2007. Ele levou para uma movimentada estação de metrô de Washington, nos Estados Unidos, o violinista Joshua Bell (foto), 39 anos, um dos principais nomes da música clássica contemporânea, e fez com que ele ficasse tocando, incógnito, num canto da estação, enquanto as pessoas passavam. Ninguém sabia quem ele era. Para a massa que ia para o trabalho, Bell parecia apenas mais um músico tentando ganhar algum dinheiro. Escreve Weingarten: "Nos quase três quartos de hora que Joshua Bell tocou, sete pessoas pararam o que estavam fazendo para ficar por perto e acompanhar a música por, pelo menos, um minuto. Vinte e sete deram dinheiro, - totalizando 32 dólares e trocados. O que nos deixa com 1070 pessoas que passaram por ali às pressas, sem perceber nada, muitas a apenas 1 metro do músico, poucas nem sequer virando o rosto para olhar". Uma das questões da pauta era essa: se um músico extraordinário como Bell toca músicas extraordinárias mas ninguém escuta, será que ele é mesmo extraordinário?

A reportagem do Post ("Pearls Before Breakfast") está na edição de julho da revista Piauí, que merece os parabéns por ter achado e traduzido o texto antes de todo mundo. A revista não disponibilizou a matéria no site, mas você pode ler o texto original, sem cortes, neste link (que também traz trechos do vídeo gravado pela câmera da estação). Uma aula de pauta, de texto e de apuração. Até uma engraxate brasileira que presenciou o concerto foi entrevistada. Não deixe de ler.

PS: O Washington Post também colocou na Web o áudio da apresentação de Bell no metrô. Está aqui.

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata D'Elia disse...

Enfim, você já ouviu um cara que chama Andrew Bird? Se quiser, te passo o disco mais recente.

Renata D'Elia disse...

Ah, adicionei você. beijos

Unknown disse...

Essa matéria é sensacional, que bom que a Piauí traduziu. No fim da matéria, no site do Washignton Post, tem um link para a transcrição do chat que os jornalistas fizeram, contando os bastidores de toda a reportagem. Contam, inclusive, que o Metrô de Washington não autorizou de jeito nenhum que se fizesse a experiência dentro de uma estação. Tiveram que fazer dentro de uma galeria com entrada para a estação. bjs.

Biti Averbach disse...

Além de uma pauta incrível, o texto é muito bom!

André disse...

A Piaui ja liberou o acesso a essa matéria:
http://www.revistapiaui.com.br/artigo.aspx?id=107&anterior=%20&anteriores=1