terça-feira, 13 de maio de 2008

Mudança de endereço, desculpe a poeira

A partir de hoje, terça-feira, este blog muda de endereço. A nova página é esta aqui: http://ricardolombardi.ig.com.br/. Obrigado pela leitura atenta. Um abraço, Ricardo.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Obcecado por Charlie Parker

Na New Yorker que chega às bancas hoje, o editor-chefe, David Remnick, escreveu um perfil de Phil Schaap, apresentador -- há 27 anos -- de um programa matinal diário sobre o saxofonista Charlie Parker. "In the capital of jazz", escreve Remnick, "he is its most passionate and voluble fan. He is the Bill James of his field, a master of history, hierarchies, personalities, anecdote, relics, dates, and events; but he is also a guardian, for, unlike baseball, jazz and the musicians who play it are endangered. Jazz today is responsible for only around three per cent of music sales in the United States, and what even that small slice contains is highly questionable. Among the current top sellers on Amazon in the jazz category are easy-listening acts like Kenny G and Michael Bublé." Leia "Bird-watcher -- Thinking about Charlie Parker, every day". Neste link, mais um vídeo: Parker e Dizzy Gillespie.

"Tyson", o documentário

No caderno de artes e espetáculos do New York Times, uma matéria sobre "Tyson", documentário de James Toback sobre o ex-peso pesado Mike Tyson. O filme será exibido em Cannes.

"Lights, cameras, fashion"


Começou no fim de semana, em Londres, o segundo "Fashion in Film Festival". O tema é "If Looks Could Kill: Cinema's Images of Fashion, Crime and Violence". Aproveitando o evento, o Independent perguntou a alguns estilistas quais filmes inspiraram as criações deles. Leia aqui. Acima, cena do filme "La Decima Vittima", de Elio Petri, de 1965.

36 horas em Liverpool

No suplemento de turismo do New York Times, dicas para quem quiser passar um fim de semana em Liverpool.

Linha do tempo de vídeos

Bacana esta ferramenta, o TimeTube. Ela constrói uma linha do tempo de vídeos postados no YouTube e permite que você os assista lá mesmo. É só digitar a palavra-chave do seu interesse. Eu testei com "Miles Davis", por exemplo.

Um mergulho no círculo polar

Uma reportagem sobre mergulho ganhou chamada na primeira página do Wall Street Journal. Mas não um mergulho convencional. O texto trata de uma experiência diferente: mergulhar sob o gelo, no círculo polar. Parece interessante. Um trecho do texto do repórter, que mergulhou na Rússia: "Ice diving is one of the last grand scuba adventures. Popular destinations include Antarctica, Newfoundland and certain lakes in the Austrian Alps. One of the best -- and least known -- is Russia's White Sea." Leia "Beneath the Ice". Aqui, uma galeria de fotos. Aqui, um vídeo.

Jazz em alto mar

Parece que os cruzeiros musicais viraram uma tendência do turismo. O Smooth Music Cruise, por exemplo, é um cruzeiro para quem gosta de jazz. Na lista de atrações estão a vocalista Heather Headley; o guitarrista e compositor Larry Carlton; o saxofonista Marion Meadows; e o guitarrista e vocalista Norman Brown. A próxima saída será no dia 31 de janeiro, de Miami. Via The New York Times.

Turismo em Salta, noroeste argentino

O suplemento de turismo do Clarín fez uma matéria sobre os roteiros imperdíveis da província de Salta, uma região pouco explorada pelos turistas brasileiros. É lá que dá para andar no "Tren a las nubes".

O 11 de setembro na TV

O "September 11 Television Archive" é uma coleção de reportagens de TV realizadas no dia do ataque terrorista às torres gêmeas. Aqui, um resumo da cobertura, desde o momento em que a notícia do ataque chega à redação de uma emissora.

Um obituário bem escrito

Só porque a Economist publica obituários bem escritos: na nova edição, o texto sobre Albert Hoffman, pai do LSD. Começa assim: "His first experience was 'rather agreeable'".

Um clipe

Uma música para abrir a segunda-feira: "The Robots", do Kraftwerk, de 1977. Clássico.
Circular: "Antes de tomar uma decisão, pense duas vezes, analise todas as possibilidades, consulte os amigos. Uma vez tomada a decisão faça exatamente o contrário ou, em última hipótese, aquilo mesmo que decidiu. Tudo é ocasional." (Millôr Fernandes)

domingo, 11 de maio de 2008

Vida desequilibrada

Um filme para o domingo de folga: "Koyaanisqatsi", de Godfrey Reggio (com música de Philip Glass). Achei no Google Video. Tem 85 minutos. Neste link, o verbete da Wikipedia sobre o filme. "A palavra koyaanisqatsi tem origem na língua Hopi e quer dizer 'vida desequilibrada', ou 'vida louca'."

"Antes de ser feliz, prefiro ser inquieto"

Para quem não leu, recomendo a entrevista de Umberto Eco que saiu hoje na Folha de S.Paulo. Havia sido publicada originalmente no El País. Um trecho: "Não acredito na felicidade -- estou lhe dizendo a verdade. Acredito apenas na inquietude. Ou seja, nunca estou feliz por completo --sempre preciso fazer outra coisa. Mas admito que na vida existem felicidades que duram dez segundos ou meia hora, como quando nasceu meu primeiro filho -- naquele instante, eu estava feliz. Mas são momentos muito breves. Alguém que é feliz a vida toda é um cretino. Por isso, antes de ser feliz, prefiro ser inquieto. "
Circular: "Quando alguém diz que você é exatamente como ele imaginava, não pergunte como ele imaginava." (Millôr Fernandes)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

O risco da maconha

Saiu no Washington Post de hoje: "Teen Marijuana Use Linked to Later Illness--Self-Medication, Especially for Depression, Raises Risk of Mental Problems, Study Says".

Esquecer é normal

Na Time que chega às bancas hoje, uma boa matéria da seção de ciência: "Memory: Forgetting Is the New Normal".

"A melhor comida chinesa do mundo"


Pegando como gancho a próxima olimpíada, o Wall Street Journal publicou hoje no caderno de fim-de-semana uma ótima matéria de gastronomia: o melhor da comida chinesa em Pequim. O correpondente do jornal selecionou "oito restaurantes fantásticos" onde "os locais vão comer". Vale olhar. Leia "The World's Best Chinese Food".

A foto do vulcão


Achei bacana esta foto que o site da National Geographic publicou, da erupção do vulcão Chaitén, no Chile. A galeria completa, aqui.

Jazz em Montreal

Só pra quem pode, não pra mim: o Festival Internacional de Jazz de Montreal começa no dia 26 de junho e vai até o dia 6 de julho. A melhor coisa, na minha opinião, será a apresentação de Leonard Cohen - parte de sua primeira turnê dele em 15 anos. Estarão lá, também, Chick Corea, Aretha Franklin, Omara Portuondo e o quarteto de Charlie Haden. Mais informações no site oficial.

Yaba Daba Doo

Uma carro "sustentável", sem motor, impulsionado pelas pedaladas dos passageiros. Uma criação do artista canadense Michel de Broin. Pena que a velocidade máxima dele é de 15 quilômetros por hora. E não deve encarar subidas, claro. Veja o vídeo.

O excêntrico mundo das invenções

Um livro que parece ser bacana: "Gadget Nation: A Journey Through the Eccentric World of Invention", de Steve Greenberg. Via Popgadget.

Arquivo de eleições do Adam

Para quem gosta (ou precisa) de dados estatísticos sobre eleições ao redor do mundo, vale olhar o Adam Carr's Election Archive. É assim que o serviço se apresenta: "The largest, most comprehensive and most up-to-date archive of electoral information in the world, with election statistics from 176 countries. Use the alphabetical index at left to find information about every country in the world." Exemplo: as recentes eleições na Itália e no Paraguai. (Enviado por Marcos Herbas)

Santa Catarina na "Monocle"

Só dá para ler na versão impressa, mas tudo bem. É só para sublinhar que a revista Monocle fez uma matéria sobre Santa Catarina. "Business Report: Park life - Santa Catarina. The state of Santa Catarina in Brazil is booming, luring firms with its fortuitous location and skilled labour force." Aqui, o índice da revista, de onde tirei a informação acima. A revista é bem bonita, vale procurar nas bancas para uma olhadinha.

Turismo gay

Para quem se interessa por turismo gay, há um site novo para ser consultado: Attitude Hotels. "Attitude Hotels provides something fresh to the discerning gay and lesbian travelers: an exclusive portfolio of independent hotels that set a new standard in gay and lesbian hospitality." OK.

Uma música

Uma música para começar a sexta-feira: Mário Reis canta a marchinha "Teatro da Vida", no filme "Alô Alô Carnaval", de 1936. (No mesmo filme, Mário interpreta também "Cadê Mimi").
Circular: "Geração vai, e geração vem; mas a Terra permanece para sempre. Levanta-se o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar onde nasce de novo. O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; volve-se e revolve-se, na sua carreira, e retorna aos seus circuitos. Todos os rios correm para o mar, e o mar não se enche; ao lugar para onde correm os rios, para lá tornam eles a correr. Todas as coisas são canseiras, tais que ninguém as pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem se enchem os ouvidos de ouvir. O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer: não há nada de novo, portanto, sob o sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: 'Vê, isto é novo?' Já foi nos séculos que foram antes de nós. Já não há lembrança das coisas que precederam; e das coisas posteriores também não haverá memória entre os que hão de vir depois delas. (Salomão, "Eclesiastes")

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Sabonete contra dengue

Peguei hoje na Agência Fapesp: "Pesquisadores da Uenf concluem formulação de sabonete capaz de proteger contra o Aedes aegypti por até seis horas após o banho. Produto é feito com essências de plantas como citronela e capim-limão".

"Dinheiro é tempo"

Sugestão de leitura: a matéria "De ponta cabeça", publicada pela revista Vida Simples. O destaque do editor: "Conheça a simplicidade voluntária, um estilo de vida que perverte velhos conceitos, e descubra de uma vez por todas como simplificar sua vida". E um trecho da reportagem de Priscilla Santos: "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que pode prescindir, afirma o filósofo americano Henry David Thoreau em seu livro Walden Ou a Vida nos Bosques. A verdadeira riqueza não estaria nos bens materiais, mas sim na qualidade das relações consigo mesmo e com os outros. O consumo em excesso poderia, então, ser um sintoma do vazio em outras áreas da vida, uma forma de compensação. Se essas áreas forem preenchidas, naturalmente, o consumismo decresce."

Personalize sua página de busca



Não conhecia: este aplicativo aqui, o Funny Logo; ele permite que você personalize a sua página de busca do Google (há várias opções de tipologia, escolhi a do próprio Google.) Achei bacana.

Uma defesa dos orgânicos

Afinal, os produtos orgânicos são melhores ou não? Leia o texto "The great organic myths rebutted", publicado hoje no Independent.

As estrelas do esporte do futuro

Matéria interessante publicada pelo Independent: o talento dos esportistas está nos genes? "Sports scientists are creating DNA testing kits designed to identify tomorrow's superstars. But is greatness really inherited?" Segundo a reportagem, uma equipe de pesquisadores está mapeando um complexo mapa de códigos genéticos que afetam nossas habilidades atléticas. Na foto, Ronaldinho, com 9 anos, ao lado do irmão.

Um site de notícias

Para quem não conhece: o Newsmap é um site de notícias com um layout interessante. Só isso. Eu ainda prefiro o modelo tradicional, tipo Google Notícias, mas acho que é uma questão de gosto.

Um jogo

Um jogo para um momento de ócio: Gamma Bros. Tem estilo retrô.

Os lésbicos da ilha de Lesbos

Uma matéria curiosa: "Who are the real lesbians?". Habitantes da ilha de Lesbos disputam a palavra "lésbica" com grupo gay. O destaque do editor: "Ever since Sappho wrote of her feelings for other women, the Greek island of Lesbos where she lived has had its own place in the dictionary. But now its modern residents have begun a campaign to reclaim the term for themselves. John Walsh reports".

Só os paranóicos sobrevivem

Na revista Philosophy Now, uma edição sobre paranóia. Dois textos abertos sobre o assunto: o editorial "Me, paranoid? Who told you?"; e o texto "What Price Privacy", de John Goff, professor de filosofia.

Um ritual

Um ritual bizarro: jogar bebês do telhado. É na Índia. Veja reportagem em vídeo.

Homens e mulheres fortes


Uma galeria de fotos de fisiculturistas, tiradas pelo fotógrafo dinamarquês Joachim Ladefoged. Ele vai lançar um livro no fim do ano. "Earlier this month Ladefoged received a grant from the Danish Film Institute to translate his project into a moving image art documentary; a European tour of both photos and future work is being planned." Aqui, a matéria sobre o tema, que saiu no Independent.

Uma música

Bem bonito isso: Maysa cantando "Ne Me Quitte Pas" em 5 de novembro de 1975. Imperdível.
Circular: "Mulher é loteria, pode acabar cedendo um dia." (Machado de Assis, "O escrivão Coimbra")

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Contratar prostitutas: um vício?

Uma reportagem do Chicago Tribune (pede cadastro, mas é grátis): "Some men say using prostitutes is an addiction -- 200 take part in study about motivation". O resultado final do estudo será divulgado hoje, diz a matéria.

Um guarda-chuva para "geeks"


Eu achava que o design do guarda-chuva nunca ia mudar, até descobrir o Nubrella, uma invenção aparentemente esperta: você fica protegido da chuva e pode usar as mãos para falar ao telefone, digitar e-mails e mensagens no celular e coisa e tal. Quem publicou matéria sobre a novidade foi o Washington Post. Lá no site do produto tem um vídeo promocional.

Hotéis perfeitos para uma lua-de-mel


No Los Angeles Times: "12 hotels that are perfect honeymoon havens -- Resorts and lodging from the French Riviera to Botswana combine romance and adventure to share with that special someone." Na foto, a piscina do Park Hyatt de Tóquio, hotel que aparece no filme "Encontros e Desencontros". "The 2003 film 'Lost in Translation' helped make this five-star hotel famous, but it's the property's exquisite restaurants and trendy bars that continue to earn it raves as one of Tokyo's hottest, hippest destinations."

Ainda tem graça?

Na Newsweek, dois críticos de TV revisitam episódios de "Seinfeld", 10 anos depois. "Legend or Loser: Does ‘Seinfeld’ Still Hold Up After 10 Years?".

Honoré Daumier na web


Sobre arte: Honoré Daumier, um dos grandes artistas franceses do século 19, também está na web. Aqui, as exposições virtuais. Vale olhar. Sobre ele, da Wikipedia: "Honoré-Victorien Daumier (...) foi um caricaturista, chargista, pintor e ilustrador francês. Ele foi conhecido em seu tempo como o "Michelangelo da caricatura". Atualmente ele também é considerado um dos mestres da litografia e um dos pioneiros do naturalismo."

Ajude o planeta

Uma lista simples, ilustrada com ícones: "5o ways to help the planet". Passe adiante.

Deu tilt

Uma coleção de vídeos promocionais de máquinas de fliper, no YouTube.

Novos gurus do mundo dos negócios

Os novos gurus dos negócios, segundo o pessoal do Wall Street Journal. "Psychologists, journalists and celebrity chief executives crowd the top of a ranking of influential business thinkers compiled for The Wall Street Journal. The results, based on Google hits, media mentions and academic citations, ranked author and consultant Gary Hamel No. 1."

Uma música

Uma música para começar o dia: "Aquarela do Brasil" na voz de João Gilberto.
Circular: "Olga O fato de você escrever crônicas enriquece ou empobrece a sua poesia?
Paulo Atrapalha. Mas a crônica não é crônica. Um dia ela é conto. Outro dia ela é um poema. Outro dia é uma piada, etc. De maneira que através do Rubem Braga se criou no Brasil um gênero que se passou a chamar de crônica porque o diretor do jornal achou que aquilo era crônica. Crônica é uma página livre, onde o sujeito escreve o que quiser". (Paulo Mendes Campos, em entrevista ao "Pasquim", janeiro de 1970).

terça-feira, 6 de maio de 2008

US$ 120 milhões por Mao Tse-tung pop

Saiu no Wall Street Journal de hoje: "One of Andy Warhol's large portraits of Mao Zedong is on sale for $120 million -- a price experts believe would set a record for the American Pop artist." Leia aqui.

"Por que os humanos são inteligentes?"


Na editoria de ciência do New York Times de hoje: "Lots of Animals Learn, but Smarter Isn’t Better". O texto começa assim: “Why are humans so smart?” is a question that fascinates scientists. Tadeusz Kawecki, an evolutionary biologist at the University of Fribourg, likes to turn around the question. “If it’s so great to be smart,” Dr. Kawecki asks, “why have most animals remained dumb?”.

Shakespeare, o pensador

Na The New Republic, uma resenha de três livros recém lançados sobre Shakespeare e filosofia: "Shakespeare the Thinker", de A.D. Nuttall (Yale University Press); "Shakespeare's Philosophy: Discovering the Meaning Behind the Plays", de Colin McGinn (Harper Perennial); e "Double "Vision: Moral Philosophy and Shakespearean Drama", de Tzachi Zamir (Princeton University Press). Entre outras coisas, o texto discute a relação entre filosofia e literatura. Leia "Stages of Thought".

Como ter mais tempo livre

Tempo livre é um luxo do mundo contemporâneo e a revista W mostra, em forma de conselhos, como os ricos estão fazendo para ganhar mais horas, dias, minutos. Por exemplo, uma dica: continue casado. "When will people learn? A divorce is the surest way to waste time, emotion and money. Instead of trading in your spouse for a new model, just stay married and have affairs. Jimmy Goldsmith had it right when, during his third marriage, to Annabel Birley, he said that marrying a mistress just creates a vacancy."

Os influentes

Na revista Time: "The World's Most Influential People". Ou "Our fifth annual list of the world's most influential people: leaders, thinkers, heroes, artists, scientists and more".

Nine Inch Nails de graça

Não sabia: o pessoal da banda Nine Inch Nails está oferecendo, de graça, o conteúdo do álbum mais recente da banda. Basta entrar no site oficial e deixar seu email.

Mais sobre LSD

Pegando como gancho a recente morte de Albert Hoffman (foto), inventor do LSD, Bendict Carey escreve no caderno "Week in Review", do New York Times, uma interessante história da droga -- que em janeiro deste ano recebeu a aprovação de especialistas suíços para ser testada num tratamento médico. Leia "A Psychedelic 'Problem Child' Comes Full Circle".

O horror

Fotos de Hiroshima, logo após a bomba, da coleção de Robert L. Capp. "These photographs, taken by an unknown Japanese photographer, were found in 1945 among rolls of undeveloped film in a cave outside Hiroshima by U.S. serviceman Robert L. Capp, who was attached to the occupation forces. Unlike most photos of the Hiroshima bombing, these dramatically convey the human as well as material destruction unleashed by the atomic bomb. Mr. Capp donated them to the Hoover Archives in 1998 with the provision that they not be reproduced until 2008"

Uma música

Boa essa: "Fita Amarela", do Noel Rosa, na voz de Nina Becker, da Orquestra Imperial.
Circular: "Não colou -- It didn't glue.
Não dá pé -- It doesn't give foot
Sem essa, bicho -- Without that one, animal! (...)
Como vai essa força, meu nego? -- How is that strenght, my coloured man?
Tudo certinho, queridão? -- Everything little right, large dear? (...)
Sou vidrado nela -- I am glassed at her (...)
Será que eles me quebram o galho? -- Will they break my branch?" (Ivan Lessa, "Pequeno Manual Carioca -- Inglês, no "Pasquim", julho de 1971)

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Quanto pelas fotos do bebê?

No New York Times de hoje, uma matéria sobre jornalismo de celebridades. "How Much for Those Baby Photos?", pergunta o título da reportagem de Richard Pérez-Peña. O texto começa assim, numa tradução livre e mambembe: "Há não muito tempo, quando uma revista pagava para uma celebridade mais do que uma pessoa ganha numa vida para conseguir umas fotos, críticos de mídia questionavam tanto a ética da publicação quanto a da celebridade. Isso é tão passé. Fazer um cheque enorme pelas fotos e por uma entrevista tornou-se rotina para publicações como People e OK!. Então, a melhor pergunta é, vale a pena?" E a pergunta para os editores, no original: "Can a few snapshots of a baby or a bride, accompanied by a fawning article, really be worth millions of dollars?".

"Um chef luta para salvar sua língua"

Na New Yorker que chega às bancas hoje, um perfil do jovem chef de cozinha Grant Achatz, do restaurante Alinea, em Chigago. Há dez meses, os médicos descobriram que ele tem câncer na língua. O tratamento acabou com seu paladar. "Although it is slowly returning—the process can take a year or more—he is in the precarious position of having to create and serve food that he cannot really taste." Leia "A Man of Taste -- A chef with cancer fights to save his tongue".

"Extreme Adventures"

Para quem gosta mesmo de turismo de aventura, vale olhar as recém criadas opções de "Extreme Adventures" da companhia de viagens Abercrombie & Kent. Alguns dos 15 roteiros: caminhar e subir montanhas naTanzânia; encontrar gorilas em Uganda; passar frio no Pólo Sul. A primeira viagem será no dia 28 de setembro. Descobri lendo esta nota.

Uma coleção de manuscritos

O Digital Scriptorium, da Columbia University, é um arquivo de imagens de manuscritos medievais e renascentistas provenientes de várias fontes. É uma ferramenta interessante para alunos, professores e para quem mais se interessar por história. Designers e apreciadores de arte também podem gostar. "It bridges the gap between a diverse user community and the limited resources of libraries by means of sample imaging and extensive rather than intensive cataloguing", explicam os organizadores. A seção de highlights é um bom começo para quem quer dar apenas uma olhada.

Cidades limpas, cidades sujas

As 25 cidades mais limpas do mundo, segundo matéria publicada pela revista Forbes. Só duas ficam abaixo da linha do Equador. Aqui, a galeria de fotos. Para quem se interessar, a mesma revista publicou, em fevereiro, um texto sobre as cidades mais sujas do planeta.

"Top 100 films"

Mais uma lista de filmes, desta vez do Times de Londres: "Top 1oo films". O próprio jornal brinca: "Another film list? The same old Citizen Kane? No - this one’s different, says The Times’s chief film critic James Christopher". Leia aqui. Neste link, o ótimo trailer de "Cantando na Chuva", um dos filmes escolhidos.

Construa uma montanha russa

Um jogo educativo simples que ajuda a aprender um pouco de física. Via Centre for Applied Research in Educational Technologies (Cambridge).

Mentes brilhantes no mundo dos negócios


A revista Portfolio lançou uma edição sobre gente "brilhante": "The 73 Biggest Brains in Business". O destaque do editor, no site, ficou assim: "Who really are the smartest folks in the room? Condé Nast Portfolio talked to scores of C.E.O.'s, economists, and power players to find out."

Idade virtual

O Life Expectancy Calculator faz exatamente o que o nome diz.

Camisa de flanela

Sessão nostalgia: o clipe de "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana. Tem gente que não viu. E tem gente que não lembra. E eu acho que o Kurt Cobain ia achar graça desta versão da música para orquestra. Ficou bom.
Circular: "Tarso Quantas vezes você casou?
Di Eu nunca casei em pretoria ou igreja, nada disso existiu na minha vida. Mas eu tive várias mulheres e são todas minhas amigas, tenho grande afeto por toda mulher com quem convivi e cada vez maior. Meu amigo e grande poeta Vinicius de Moraes é que é um especialista em casamentos. Eu, segundo o Moacir, sou especialista em desquites." (Di Cavalcanti, em entrevista ao "Pasquim", agosto de 1969).

domingo, 4 de maio de 2008

Vila Madalena para nova-iorquinos

No New York Times de hoje, caderno de turismo, uma pequena matéria sobre a região da Vila Madalena, em São Paulo. "Long known as a student hangout for its cheap beers and late-night samba dancing, Vila Madalena has seen an influx of quirky boutiques, which is turning this night-life hub into a pedestrian-friendly shopping arcade", escreve Seth Kugel. O repórter visitou lojinhas, cafés, etc. A rua Harmonia virou Harmônia; Mourato Coelho virou Morato: "A good place to start exploring Vila Madalena is along Ruas Wisard and Aspicuelta, between Harmônia and R. Morato Coelho". A foto é de Lalo de Almeida. No detalhe, a loja de Ronaldo Fraga na Rua Aspicuelta.

Elis e Adoniran

Uma delícia: 10 minutos e vinte e sete segundos de Adoniran Barbosa e Elisa Regina no Bexiga. Vale a pena, é bem bonito. 1978.

sábado, 3 de maio de 2008

Fukuyama escreve sobre a China

O professor Francis Fukuyuma escreve na página de opinião do Los Angeles Times: "China's powerfull weakness -- Beijing's reach isn't big enough to stop local governments from abusing the rights of ordinary citizens."
Circular: "Como um pássaro que acaba de ser preso, e forceja por transpor as paredes da gaiola, abaixo, acima, impaciente, aterrado, assim batia a inspiração do nosso músico, encerrada nele sem poder sair, sem achar uma porta, nada." (Machado de Assis, "Cantiga de esponsais", "Histórias sem Data")

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Padre por um dia

O poeta Fabrício Carpinejar foi convidado por uma noiva para celebrar um casamento. Estranhou mas aceitou. Quem conta muito bem o causo é João Moreira Salles, publisher da Piauí e cineasta, num texto que foi publicado no site da revista. Leia "O amor anoitece".

Países mais armados


Em que países os civis carregam mais armas? Um gráfico da Economist. "(...) about 80% of those guns in civilian hands are found in just 30 countries, according to the Small Arms Survey, a research group". O Brasil está lá.

Um solo

Um solo de bateria de Papa Jo Jones. Aqui.
Circular: "Era inofensivo por temperamento e por cálculo. Como um célebre eclesiástico, tinha para si que uma onça de paz vale mais que uma libra de vitória." (Machado de Assis, "Iaiá Garcia")