quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Circular: "Você acha realmente que tenho um ar tão simpático? Pois bem, duvido muito disso. Penso que as pessoas vêem em mim algo que as desconcerta e isso, em última análise, porque em minha juventude não fui jovem e agora, quando começa a idade madura, não consigo envelhecer. Houve um tempo em que eu era somente desejo de me instruir e ambição e no qual, dia após dia, lamentava amargamente que a Natureza não tivesse colocado em minha fronte, por um feliz capricho, a marca do gênio; e já não compreendo como alguma vez desejei sê-lo. Não sou sequer muito dotado; toda minha capacidade de trabalho se deve provavelmente ao meu temperamento e à ausência de graves fraquezas intelectuais. (Freud; carta a Martha em 2 de fevereiro de 1886, aos 30 anos).

Um comentário:

Anônimo disse...

De arrepiar! Fiquei completamente desconcetada com esse trecho da carta de Freud. Obrigada pelo presente!
Bom, A Interpretação dos Sonhos ele terminou de escrever em 1899, os Estudos sobre a Histeria em 1895; em 1886 ele tinha acabado de se casar com Martha e iniciado sua especialização em "doenças nervosas". Seu interesse pela hipnose era muito recente.
Queria ler uma carta dele anos depois, após o desenvolvimento de parte de sua teoria psicanalítica!